MEC Divulga Novas Regras para seus Exames

Regras do Sisu 2019: Em breve o MEC – Ministério da Educação fornecerá informações a respeito do Sistema de Seleção Unificada e a sua próxima edição, que será realizada em janeiro.

Abaixo os estudantes que pretendem participar poderão conhecer todas as regras do Sisu 2019, se preparando para as inscrições que se aproximam.

O Sisu foi criado pelo MEC com o intuito de unificar o sistema é método de seleção de estudantes para ingresso em instituições públicas de ensino superior de todo o país.

Com a sua primeira edição realizada em 2010, a cada ano o Sisu recebia novas adesões de instituições, que por sua vez descontinuaram seus tradicionais métodos de seleção, com provas específicas e vestibulares únicos.

A partir daí o principal meio para ingressar nestas instituições passou a ser pela nota obtida no Enem – Exame Nacional do Ensino Médio.

Requisitos e Regras do Sisu 2019:

As inscrições do Sisu 2019 poderão ser efetuadas somente para aqueles que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio em 2018, realizado em outubro em todo o país.

Além de somente ter participado das provas do Enem, estudantes que tenham zerado a redação do exame perdem o direito de participar da seleção do Sisu (Conheça os Requisitos do Sisu 2019).

Para a edição de 2019 as instituições deverão observar que a Lei de Cotas, de agosto de 2012, determina que pelo menos 50% das vagas devem ser reservadas aos cotistas, que são alunos egressos do ensino médio da rede pública.

Cronograma e Datas Sisu 2019:

O Cronograma Sisu 2019 será divulgado em breve, porém já existe uma previsão dos prazos estabelecidos para inscrição, divulgação do resultado e chamada regular única, apresentação da documentação nas instituições e também da participação na lista de espera.

A previsão é de que as inscrições sejam realizadas, exclusivamente, na segunda metade do mês de janeiro. A primeira e única chamada regular deverá ser realizada ainda em janeiro, quando será aberto o prazo para que os estudantes pré-selecionados entrem em contato para efetivação de matrícula, mediante apresentação dos documentos exigidos.

Os estudantes que não forem selecionados ainda sim poderão conquistar a vaga desejada. Isso por que será aberto, em fevereiro, o prazo para que os estudantes manifestem interesse em participar da lista de espera do Sisu 2019.

A lista deverá ser divulgada pelo MEC para que as próprias instituições realizem suas convocações. Por isso é importante estar atento aos prazos e manter sempre contato com a instituição de seu interesse, através do site oficial, e-mail ou telefone.

Deixe uma resposta