Aprenda a realizar consultas de serviços de seu veículo pela internet

Para os proprietários de veículos de Minas Gerais, nada melhor do que realizar consultas do seu veículo sem precisar sair de casa. Através do Detran MG Consultas, você poderá ter acesso às informações do seu IPVA, Licenciamento, Seguro DPVAT e muito mais. Saiba aqui como ter acesso ao Detran MG Consultas com facilidade e praticidade que a plataforma online do Detran oferece.

Consulta pela Internet
Consulta pela Internet

Consulta pelo portal do Detran

Nada melhor do que conseguir resolver um problema ou ter acesso à informação sem precisar enfrentar filas enormes ou ter que se deslocar de casa ou do trabalho. O Detran MG disponibiliza a todos seus usuários e proprietários de veículos o acesso facilitado à informações sobre seu automóvel.

Consulte seu IPVA, seu Licenciamento ou Seguro DPVAT através da plataforma online do Detran na internet, através de um computador ou até mesmo smartphone. Veja o passo a passo para consultar:

Como consultar o pagamento do Imposto automotivo

Como sabemos, o IPVA MG tem datas de vencimento. Para 2016, o pagamento teve seu período de pagamento de 13 de janeiro a 21 e março para todos os veículos automotores rodoviários usados, variando de acordo com o número final da placa, como mostra a imagem a seguir:

Se você ainda não efetuou o pagamento do seu IPVA e deseja consultar a situação do seu veículo, escolha uma das opções abaixo, e você será direcionado à página da Sefaz-MG para consultar seu IPVA:

  • Consulta por marca/modelo do veículo;
  • Consulta por código RENAVAM.

O pagamento do IPVA pode ser feito pelos seguintes meios:

Diretamente nos guichês de caixa ou terminais de autoatendimento juntamente com sua guia de arrecadação que deverá ser emitida. Para emitir seu boleto de arrecadação do IPVA, clique na imagem a baixo:

Agentes arrecadadores disponíveis para receber pagamento do IPVA: Banco do Brasil, SICOOB, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Casa Lotérica, HSBC, Mercantil do Brasil, Santander, Banco Postal e Mais BB.

Consulta do Seguro obrigatório

É administrado pela Seguradora Líder dos Consórcios do Seguro DPVAT, a qual reembolsa despesas com eventuais acidentes ocorridos dentro do território nacional envolvendo veículo automotor, observados os limites de valores.

O recolhimento do DPVAT garante indenizações em caso de morte e invalidez permanente e o reembolso de despesas médicas e hospitalares, devidamente comprovadas. Para saber como requerer o Seguro DPVAT, clique aqui.

Como solicitar o licenciamento de seu veículo

Para ter acesso ao Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), você deve pagar o IPVA 2024. Este documento deverá ser renovado anualmente. O novo documento será enviado ao endereço do proprietário cadastrado no banco de dados do IPVA/MG, desde que não haja registro de débitos relativos ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e a Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV) nos últimos cinco anos, multas de trânsito e seguro obrigatório (DPVAT).

O valor do Licenciamento Anual 2019 foi de R$ 85,81 e a taxa pode ser emitida junto com a guia IPVA.

O pagamento da Taxa de Licenciamento Anual pode ser feito pelos seguintes meios:

  • Diretamente nos guichês de caixa ou terminais de autoatendimento. Para imprimir a Guia de Arrecadação, clique aqui.
  • Agentes arrecadadores disponíveis para receber pagamento do IPVA: Banco do Brasil, SICOOB, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Casa Lotérica, HSBC, Mercantil do Brasil, Santander, Banco Postal e Mais BB.

Ficou com dúvidas? Solicite atendimento

Para maiores informações, entre em contato com o Detran MG, pelo telefone:

  • Telefone: disque 155 (somente para telefone fixo)

Horário de Atendimento:

  • Segunda a sexta: 07:00 às 19:00 horas
  • Sábado e domingo: 08:00 às 15:00 horas.

Como funciona o IRPJ?

O Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) é uma obrigação tributária que incide sobre os lucros das empresas. Ele é regulamentado pela Receita Federal e deve ser declarado anualmente. Neste artigo, vamos explicar como funciona o IRPJ, quais são as suas principais características e como fazer a declaração do IRPJ 2024.

O que é o IRPJ?

O Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) é um imposto federal que incide sobre o lucro das empresas. Ele é calculado com base no resultado contábil da pessoa jurídica, ou seja, a diferença entre suas receitas e despesas. O IRPJ é uma das principais fontes de arrecadação do governo e é utilizado para financiar diversos setores da economia.

Quem está obrigado a declarar o IRPJ?

Todas as empresas, sejam elas micro, pequenas, médias ou grandes, estão obrigadas a declarar o IRPJ. A declaração deve ser feita anualmente, até o último dia útil do mês de abril. As empresas que não cumprem essa obrigação estão sujeitas a multas e penalidades.

Como funciona o cálculo do IRPJ?

O cálculo do IRPJ é feito com base no lucro real, presumido ou arbitrado da empresa. O lucro real é o resultado contábil apurado pela empresa, considerando todas as suas receitas e despesas. Já o lucro presumido é uma forma simplificada de calcular o imposto, utilizando uma porcentagem pré-determinada sobre a receita bruta. Por fim, o lucro arbitrado é calculado quando a empresa não apresenta as informações necessárias para a apuração do lucro real ou presumido.

Quais são as alíquotas do IRPJ?

As alíquotas do IRPJ variam de acordo com o regime de tributação escolhido pela empresa. No caso do lucro real, a alíquota é de 15% sobre o lucro, acrescido de um adicional de 10% para lucros que ultrapassem R$ 20.000,00 por mês. Já no lucro presumido, as alíquotas variam de 1,6% a 32%, dependendo da atividade da empresa.

Como fazer a declaração do IRPJ 2024?

A declaração do IRPJ é feita por meio do programa de computador da Receita Federal, chamado de IRPJ 2024. Para fazer a declaração, a empresa deve informar todos os dados referentes ao seu resultado contábil, como receitas, despesas, lucros acumulados, entre outros. É importante ter em mãos todos os documentos e informações necessárias para preencher corretamente a declaração.

Passo a passo para fazer a declaração do IRPJ:

  • Reúna todos os documentos e informações necessárias;
  • Acesse o programa IRPJ 2024;
  • Preencha os dados da empresa e escolha o regime de tributação;
  • Informe todas as receitas e despesas da empresa;
  • Calcule o lucro e faça as devidas deduções permitidas;
  • Gere a declaração e envie para a Receita Federal;
  • Pague o imposto devido, se houver;
  • Acompanhe a situação da declaração e, se necessário, faça retificações;
  • Mantenha os documentos e informações atualizados para futuras verificações.

O que acontece se a declaração do IRPJ não for feita?

A falta de declaração IRPJ 2024 ou a entrega fora do prazo sujeita a empresa a multas e penalidades. Além disso, a empresa fica impedida de obter certidões negativas de débito e pode ter problemas na obtenção de financiamentos e contratos com órgãos públicos.

O Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) é uma obrigação tributária que incide sobre o lucro das empresas. Seu cálculo é baseado no resultado contábil da empresa e pode ser feito pelos regimes de lucro real, presumido ou arbitrado.

A declaração do IR 2024 deve ser feita anualmente e a falta de cumprimento dessa obrigação pode levar a multas e penalidades. Portanto, é fundamental que as empresas estejam em dia com suas obrigações fiscais e façam a declaração do IRPJ dentro do prazo estabelecido..

Educação de qualidade para cursos de ensino superior

Com o vestibular Anhanguera 2024 você encontra a chance de mudar de vida. Os melhores professores e educação de qualidade, com o comprometimento de proporcionar a melhor qualificação aos alunos. Saiba tudo sobre o vestibular Anhanguera 2024 e comece já a estudar!

Vestibular Anhanguera 2024

Se você quer realizar o sonho de ingressar em uma faculdade e construir uma carreira, com os vestibulares 2024 você tem esta chance.

A Anhanguera recebeu uma nova composição, tendo unidades educacionais, faculdades, centros universitários e universidades fazendo parte da instituição.

Desde 2004, novos cursos e unidades se integram à Anhanguera, fazendo crescer ainda mais esta instituição competente e reconhecida em todo o Brasil.

Oferecer aos alunos uma base sólida de conhecimento, habilidades e competências é o principal objetivo da Anhanguera. Implementar seus projetos de vida com capacidade e qualidade é o grande resultado de uma equipe que se dedica para ver você crescer na vida.

Há 20 anos, transforma a vida de milhares de alunos, ultrapassando a marca de um milhão de estudantes que já passaram pela instituição.

Sendo aprovado no vestibular Anhanguera 2024, você pode estudar com novas tecnologias no setor educacional, em todas as mais de 500 unidades da instituição.

A Anhanguera está presente em todos os estados brasileiros, com certeza tem uma bem pertinho de você. Não perca tempo! Saiba tudo sobre o vestibular Anhanguera 2024 e comece a estudar.

Cursos do Vestibular Anhanguera 2024

Para atender a todas suas necessidades, e sempre pensando nos seus estudos e qualificação, a Anhanguera possibilita 3 opções para você estudar.

Aula presencial, semipresencial ou online, você quem decide qual opção melhor se adequa a seus horários.

Não é fácil conciliar os estudos com a vida profissional e pessoal. Na instituição você encontra horários flexíveis e modelos diferenciados de aula.

Na modalidade Presencial, de acordo com o curso escolhido, você tem 5 dias de aulas presenciais, de segunda a sexta-feira em uma das unidades da instituição.

Optando pelo curso Semi você tem aula presencias de um a dois dias por semana, e nos outros dias, conta com atividades online que você pode acessar a qualquer hora e de qualquer dispositivo.

Há também a modalidade EAD, onde você estuda totalmente pela internet, sempre contando com o apoio de um tutor online.

São ofertados os mais variados cursos nestas modalidades que acabamos de apresentar.

Com certeza você encontra o curso que você tanto quer fazer. Com o vestibular Anhanguera 2024 todos têm a oportunidades de mudar de vida. Confira mais detalhes nos tópicos a seguir:

Inscrições para o Vestibular Anhanguera 2024

A inscrição para o vestibular Anhanguera 2024 deve ser feita no site da instituição. Siga as instruções:

  • Acesse o site da Anhanguera clicando no link a seguir: www.vestibulares.br/inscrição
  • Para iniciar, é preciso informar a sua localidade; Escolha o Estado, a cidade e clique em “buscar”: 4646
  • Irá aparecer as unidades disponíveis de acordo com a localização que você informou. Clique na opção mais próxima à você. Escolha a modalidade de estudo, e depois informe qual curso você deseja fazer:
  •  Rolando a página para baixo, você encontra o turno e valores de cada um. Selecione uma opção e clique em “Avançar”.

Agora é a hora de iniciar seu cadastro. Informe todos seus dados pessoais. Logo a baixo você poderá escolher o dia e hora da prova. Conclua o cadastro e finalize sua inscrição.

Agora é só ficar atento ao dia e horário da prova, que em breve disponibilizaremos aqui para você não perder o vestibular Anhanguera 2024. Boa sorte!

Porque o trabalhador rural não tem direito ao PIS

O Programa de Integração Social é um direito de todo trabalhador com carteira assinada. É um direito adquirido de acordo com a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), que atinge profissionais de diversas áreas. O trabalhador rural não pode ter PIS. Saiba mais!

Por que trabalhador rural não possui PIS?

O trabalhador quando possui carteira assinada pode ter vínculo com pessoa física ou jurídica. Tendo sido contratado na carteira assinada por uma empresa seu vínculo é com uma pessoa jurídica, possuindo, portanto, carteira assinada diretamente com um CNPJ.

A outra forma de ser contratado é por pessoa física, com um CPF na carteira de trabalho, a exemplo dos empregados domésticos e trabalhadores rurais.

Infelizmente apenas quem é contratado por um CNPJ pode ter direito ao PIS. O Programa de Integração Social é pago pelo contratante e fornecido para saque pela Caixa Econômica Federal para saque no momento da aposentadoria ou desemprego. É um fundo extra.

Alguns projetos de lei tramitam para o trabalhador rural e empregado doméstico terem direito a PIS. Por enquanto estão apenas em avaliação, mas sem sucesso, mas com previsão de resultados positivos para diminuir a informalidade no Brasil.

Pode em alguma situação o trabalhador rural receber PIS?

Existem situações diferenciadas quando se trata de pagamento do PIS a um trabalhador rural. É importante entender primeiramente um ponto: trabalhado rural é uma função que pode ser exercida com carteira assinada. Todo trabalhador atuando no cultivo da terra em diversas formas é um trabalhador rural.

E com esta função ele pode ser contratado para atuar em uma fazenda que na verdade é uma Pessoa Jurídica (PJ). Neste caso poderá receber o PIS e todos os outros direitos previstos na CLT. O trabalhador rural também ode ser contratado de uma cooperativa, neste caso também uma PJ e com isso também ter direito a PIS.

Mas se seu contrato for realizado com uma pessoa física, outro fazendeiro ou dono de um sítio, infelizmente não terá direito a receber este ou qualquer outro benefício trabalhista. São considerados trabalhadores informais e devem regularizar sua função.

Para que serve o PIS?

O PIS é um dinheiro extra o qual o trabalhador possui direito por tempo de serviço. O Calendário do PIS 2024 realiza os pagamentos dos beneficiários no ano anterior.

O direito de receber o PIS é de todo trabalhador com carteira assinada. A sua numeração é fornecida já no primeiro contrato, no primeiro emprego, sem a necessidade de realizar um cadastro. Ele é feito automaticamente quando a carteira é assinada pela primeira vez.

O mínimo exigido é que o trabalhador tenha exercido uma atividade remunerada e registrada por ao menos 30 dias. O empregador também necessita cumprir a sua parte e pagar a taxa para poder dar direito ao trabalhador de fazer o saque.

Caso o PIS não tenha sido pago corretamente pelo contratante é possível formalizar uma queixa no Ministério do Trabalho. A empresa pode ser multada e penalizada severamente.

Financiamento estudantil: Conheça as opções no Brasil

Se você está prestes a começar a sua graduação, já deve ter dado uma olhadinha nas opções disponíveis para você ingressar no seu curso. De acordo com dados oferecidos por programas de financiamento estudantil, cada vez mais pessoas têm se interessado por essa opção no país.

Essa pode ser uma ótima ferramenta para você e sem atrapalhar o seu orçamento. Quer entender como o financiamento estudantil funciona?

Você já ouviu falar do Fies? O programa representa um dos maiores financiadores do ensino superior no país e está no ar há alguns ano proporcionando facilidades para quem quer estudar em grandes instituições.

Este é um dos programas mais utilizados pelos estudantes, pois promove a distribuição de diferentes bolsas, com diferentes opções de pagamento e instituições.

Além disso, o estudante só precisa começar a paga o valor total do financiamento um determinado período após a conclusão do curso, ou seja, com muito mais chances de estar empregado.

Se você se interessou por essa opção de estudo e quer saber o passo a passo inscrições FIES 2020, fique atento as informações abaixo:

  • Participe do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): Para poder se inscrever e concorrer as bolsas do Fies, o estudante deve antes participar do Enem e alcançar 450 pontos na prova, e isso sem zerar a prova de redação.
  • Acesse o sistema do Fies durante o prazo de inscrições: Assim como todos os programas que ofertam bolsas de estudo, o Fies terá um prazo limite de inscrição. É interessante que você acesse o sistema nesse período e inscreva a sua nota para o programa.
  • Oficialize o financiamento: Se a sua pontuação foi suficiente para alcançar uma bolsa no Fies, você será contatado pelo programa para que o contrato de financiamento seja oficializado junto a uma instituição financeira. O próprio programa estará instruindo o estudante quanto a documentação e as datas.
  • Valide sua matricula na instituição: Quando a contratação do seu financiamento estudantil for finalizada, será a hora de levar a documentação para a instituição. Garantindo a sua matrícula como bolsista, você pode começar a estudar com vantagens exclusivas e sem custos adicionais.
  • Esteja atento as regras do programa: Depois de começar a estudar como bolsista do Caixa Fies, o estudante deve ter uma atenção especial com os requisitos de permanência no programa, é o caso aditamento estudantil e das presenças em sala de aula.

Entenda como funciona o resultado FIES 2023!

Provas do MEC para ingresso no ensino superior tem novas regras

Regras do Sisu: Em breve o MEC – Ministério da Educação fornecerá informações a respeito do Sistema de Seleção Unificada e a sua próxima edição, que será realizada em janeiro.

Abaixo os estudantes que pretendem participar poderão conhecer todas as regras do Sisu, se preparando para as inscrições que se aproximam.

O Sisu foi criado pelo MEC com o intuito de unificar o sistema é método de seleção de estudantes para ingresso em instituições públicas de ensino superior de todo o país.

Com a sua primeira edição realizada em 2010, a cada ano o Sisu recebia novas adesões de instituições, que por sua vez descontinuaram seus tradicionais métodos de seleção, com provas específicas e vestibulares únicos.

A partir daí o principal meio para ingressar nestas instituições passou a ser pela nota obtida no Enem – Exame Nacional do Ensino Médio.

Requisitos e Regras do Sisu:

As inscrições do SISU 2023 poderão ser efetuadas somente para aqueles que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio em 2019, realizado em outubro em todo o país.

Além de somente ter participado das provas do Enem, estudantes que tenham zerado a redação do exame perdem o direito de participar da seleção do Sisu (Conheça os Requisitos do Sisu).

Para a edição desse ano as instituições deverão observar que a Lei de Cotas, de agosto de 2012, determina que pelo menos 50% das vagas devem ser reservadas aos cotistas, que são alunos egressos do ensino médio da rede pública.

Cronograma e Datas Sisu:

O Cronograma Sisu será divulgado em breve, porém já existe uma previsão dos prazos estabelecidos para inscrição, divulgação do resultado e chamada regular única, apresentação da documentação nas instituições e também da participação na lista de espera.

A previsão é de que as inscrições sejam realizadas, exclusivamente, na segunda metade do mês de janeiro. A primeira e única chamada regular deverá ser realizada ainda em janeiro, quando será aberto o prazo para que os estudantes pré-selecionados entrem em contato para efetivação de matrícula, mediante apresentação dos documentos exigidos.

Os estudantes que não forem selecionados ainda sim poderão conquistar a vaga desejada. Isso por que será aberto, em fevereiro, o prazo para que os estudantes manifestem interesse em participar da lista de espera do Sisu 2023.

A lista deverá ser divulgada pelo MEC para que as próprias instituições realizem suas convocações. Por isso é importante estar atento aos prazos e manter sempre contato com a instituição de seu interesse, através do site oficial, e-mail ou telefone.

Começa hoje pagamento do Abono a trabalhadores nascidos em outubro

O PIS, que significa Programa de Integração Social, e PASEP, cuja sigla significa Programa de Formação do Patrimônio do Servidor (PASEP), são programas criados pelo governo federal em 1970, com a finalidade de promover a integração dos trabalhadores na vida e no desenvolvimento das empresas, proporcionando melhor distribuição da renda por meio de benefícios como o Abono Salarial e o Seguro-desemprego.

Assim sendo, o PIS é destinado aqueles que atuam no setor privado e o PASEP a funcionários e servidores públicos. O acesso a estes benefícios do PIS/PASEP se dá pelo cadastro do trabalhador pelo empregador na ocasião de sua primeira admissão, ou seja, no seu primeiro emprego formal, e isso é feito uma única vez.

Cadastramento PIS PASEP ou NIT

O cadastramento no PIS PASEP é realizado junto a uma agência da Caixa Econômica Federal, no caso do PIS, ou do Banco do Brasil, no caso do PASEP 2022.

O cadastramento do PIS/PASEP é equivalente ao NIT- Número de Identificação do Trabalhador, o qual é dado pela Previdência Social (INSS) a todo trabalhador que pretende se cadastrar no Regime Geral de Previdência Social para contribuir mensalmente e ter acesso aos benefícios previdenciários, como auxílio doença, aposentadoria, etc.

O NIT é composto por 11 números, equivale ao PIS/PASEP, definindo junto ao INSS o segurado como Contribuinte Individual, Facultativo, Empregado Doméstico e Segurado Especial.

Com o cadastramento do NIT ou PIS/PASEP, quando o trabalhador começa a trabalhar de carteira assinada, a empresa empregadora passa a contribuir para o INSS e também para o FGTS do empregado.

Documentos exigidos para a inscrição do NIT:

  • CPF (obrigatório)
  • Carteira de Identidade, OU Certidão de nascimento/casamento,
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (obrigatório para Empregado Doméstico).

Feito o cadastramento, o empregador recebe um cartão com o número de inscrição, o NIT, e deve entregá-lo ao trabalhador. É com este cartão que o trabalhador receberá benefícios como o FGTS, entre outros proporcionados pela Previdência.

Como consultar o NIT

Pelo portal da Previdência Social os segurados conseguem realizar diversas consultas: extrato do NIT, situação do benefício, consulta ao tempo de contribuição, etc.

Acesse o portal e veja todos os serviços oferecidos online. Caso você tenha esquecido o seu número do NIT, ligue para a central de atendimento 153 ou acesse o pelo site da Dataprev. Para isso é necessário que tenha em mãos alguns documentos pessoais como CPF, RG e número do benefício.

modalidades de ensino

Lista de Espera PROUNI: Como funciona?

Você sabe como funciona a lista de espera Prouni 2022? O processo seletivo funciona em diferentes fases, pois nem todos os candidatos são pré-selecionados logo no primeiro resultado.  Para você entender cada uma das etapas do programa, acompanhe sobre a lista de espera Prouni 2022!

O Prouni se tornou uma das principais portas de entrada para quem deseja ingressar no ensino superior, porém entender as suas regras são de extrema importância!

Confira as informações sobre a lista de espera Prouni 2022 e não perca sua chance de mudar de vida!

Como funcionam as etapas do PROUNI 2022?

Criado no ano de 2005 pelo Ministério da Educação, o  Programa Universidade Para Todos (PROUNI) possui a importante missão de democratizar a educação brasileira!

A concessão das bolsas funciona da seguinte forma:

  • Bolsas Integrais → 100% de desconto para candidatos que comprovem renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.
  • Bolsas Parciais → 50% de desconto para estudantes que comprovem renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até três salários mínimos.

A sua fase inicial do Prouni 2022 é se encaixar nos requisitos. Veja se você poderá se inscrever:

  • Alunos de escolas públicas ou bolsistas em escola privada;
  • Professores da Rede Pública de Ensino;
  • Pessoa portadora de alguma deficiência.

Mas, qualquer candidato que deseje se tornar um prounista precisa ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2017) e ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas e não ter zerado a redação. 

Inscrições, matrículas e lista de espera PROUNI 2022

Você se encaixa nos requisitos citados acima? Então saiba como se matricular! As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2022 estarão abertas entre os dias 6 e 9 de fevereiro. 

  • Acesse o site do PROUNI ➜ clicando aqui;
  • Clique na opção “Fazer Inscrição” no menu principal;
  • Insira o número da sua inscrição e senha utilizada no ENEM;
  • Digite o código de segurança gerado pelo próprio site;
  • Clique em “Entrar no Prouni”.

Ao ser redirecionado a uma nova janela, você poderá escolher, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis, de acordo com seu perfil.

Ao concluir o processo de inscrição (cadastro) aguarde o dia da 1° chamada, caso você esteja entre os pré-selecionados tem um prazo para comparecer à instituição de ensino e apresentar os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição.

Logo em seguida começará as etapas da 2° chamada e lista de espera Prouni 2022!

Caso você não obtenha sucesso tanto na 1° ou 2° chamada, poderá se inscrever durante o prazo determinado pelo cronograma Prouni 2022 durante os seguintes dias:

  • 16/03 a 19/03 – Prazo para manifestar interesse em participar da Lista de Espera:

 O final das duas chamadas, o candidato poderá, ainda, manifestar interesse em participar da lista de espera, que será usada pelas instituições de ensino na convocação de candidatos para preenchimento de bolsas eventualmente não ocupadas;

  • 24/07 e 15/07 – Comprovação de informações dos candidatos participantes da Lista de Espera: 

Período no qual os estudantes pré-selecionados no período da lista de espera devem comparecer às instituições de ensino para comprovarem as informações prestadas na inscrição.

Alguma dúvida sobre como funciona a lista de espera Prouni 2022? 

Para entrar em contato com o MEC confira os contatos a seguir:

  • Por telefone ligue → 0800-616161

Como pedir isenção no ENEM?

O Exame Nacional do Ensino Médio é realizado todos os anos. Para fazer parte da avaliação nacional com diversas utilidades em sua nota é preciso se inscrever. Alguns grupos de estudantes não pagam para se inscrever como os concluintes em escola pública. 

As utilidades da nota do Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova anual realizada pelo Ministério da Educação (MEC). A sua nota possui a finalidade de ser usada como vestibular para as universidades públicas de todo o Brasil. Tornando o exame ainda mais importante ele é um dos principais medidores da qualidade do ensino médio no Brasil. 

A nota do Enem é divulgada em até 60 dias após a prova ser realizada. Ela serve para você medir seus conhecimentos e outras finalidades importantes. Uma delas é como nota do vestibular. Universidades públicas e privadas abriram mão de realizar um vestibular como principal forma de seleção quando o Enem pode fazer a mesma coisa sem tantos gastos. 

O Enem 2022 serve também para conseguir fazer parte de alguns programas sociais. Um deles são as bolsas de estudos do Programa Universidade para Todos, o ProUni. As bolsas podem ser parciais ou integrais. Para se inscrever no Fies é preciso ter nota do Enem também.

Quem paga e quem não paga o Enem?

Podem realizar a prova do Enem todos os interessados entre jovens e adultos, maiores ou menores de idade. Uma vez confirmada a inscrição é só comparecer no dia da prova munido de caneta esferográfica preta e responder as questões e escrever sua redação. 

Todos podem fazer desde que paguem a taxa de inscrição. O valor sofre ajustes todos os anos, mas fica em torno de R$ 80. 

Como o Ministério da Educação sabe que há interessados em fazer uma graduação sem condições financeiras para pagar, alguns grupos de alunos são isentos da taxa do Enem. São eles:

  • Concluintes do ensino médio na rede pública de ensino;
  • Estudantes do ensino médio em rede particular de ensino em caráter de bolsista integral;
  • Estudantes com renda familiar de até dois salários mínimos (baixa renda);
  • Beneficiários do Bolsa Família e outros programas assistenciais do Governo Federal;
  • Desempregados (recebendo ou não o seguro desemprego).

Como pedir a isenção do Enem

A isenção do Enem pode ser solicitada online. O formulário fica disponível no site oficial do Ministério da Educação para o Enem durante o período pré-inscrição.

Entre no site e preencha todos os dados responsáveis por informar sua situação financeira atual. Eles serão verificados e avaliados. Se de fato comprovam a realidade e não há como pagar a taxa do exame, a isenção será aceita. Ela é informada no próprio sistema.

Logo após o período de isenção da taxa do Enem ser finalizado iniciam as inscrições de fato. São poucos dias de possibilidade para se inscrever sem prorrogação na maior parte das vezes e com a possibilidade de tentar apenas no ano que vem. A inscrição é anual e ficar ligado na data é importante.

Como funciona o Cartão Bolsa Família

Tenha você também seu cartão do bolsa família – O cartão Bolsa Família é o instrumento utilizado para que os beneficiários possam ter acesso ao dinheiro dado pelo Governo as suas famílias de baixa renda. Com esse cartão em mãos, basta você ir até uma agência da Caixa Econômica Federal, na data correta e pedir o seu benefício, o qual, varia de valor conforme a sua situação.

Por isso é tão importante estar com o seu cartão em dia, para que possa receber tudo o que tem direito da maneira adequada e sem atrasos. Assim, esse texto vai dar todas as informações sobre o Cartão Bolsa Família e o que fazer para obtê-lo. Por isso, sigam comigo e venham aprender mais sobre o que fazer para conquistar esse benefício.

Como obter o cartão Bolsa Família

Para obter o seu Cartão Bolsa Família 2022 e ter acesso aos benefícios do programa, é necessário ter realizado o cadastro na secretaria de Assistência Social do seu município e ter sido aceito no programa, dessa maneira, os próprios Correios mandam o cartão para a sua residência, em um prazo de até 50 dias.

Desbloqueio e liberação da senha do Cartão Novo

Depois de fazer o cadastro no Programa Bolsa Família e ter a sua inscrição aceita, basta esperar chegar o cartão em casa para fazer o desbloqueio dele e assim, estar livre para receber o seu benefício. Lembrando sempre que o cartão do beneficiário chegará em até 50 dias úteis pelos correios e deve ser desbloqueado, antes de poder ser usado.

Antes mesmo de ir até a agência da Caixa Econômica Federal ou em uma casa lotérica desbloquear o seu cartão, deve-se ligar para a central da Caixa, confirmar alguns dados e verificar se o seu cartão está funcionando perfeitamente, pois, pode acontecer algum erro na validação e ele não estar funcionando como deveria.

Veja aqui a forma para que possa desbloquear seu cartão – Somente depois dessa confirmação, que é necessário ir até uma agência da Caixa Econômica Federal ou em uma casa lotérica, fazer o desbloqueio desse cartão e obter a sua senha. Lembrando que esses dados não são obtidos pelo telefone, por isso, é necessário ir até uma agência física obtê-los.

Para desbloquear o cartão recém-adquirido, é necessário estar com os seguintes documentos em mãos: RG, carteira de trabalho e CPF da pessoa beneficiada. Assim, esses dados já serão cadastrados, o atendente fará a ativação e o seu cartão poderá ser usado sem nenhum problema no saque do seu benefício.

Desbloqueio cartão usado

Já para quem tem um cartão, o qual, foi bloqueado o bolsa família, a solução é um pouco diferente. Primeiro, é necessário informar que para esse cartão não ser bloqueado, deve-se manter as informações cadastrais em dia, caso contrário, o Governo pode cancelar o seu cartão, a qualquer momento.

Veja aqui o cartão do Bolsa Família – Informados o que se deve fazer para não ter um cartão bloqueado, vamos descobrir como faz o desbloqueio de um cartão que já foi usado. A primeira atitude a se ter é ir até a secretaria de assistência social da sua cidade, informar a sua situação e solicitar a liberação do seu cartão. Assim, quando você fizer o seu recadastramento, a sua situação já estará normalizada.

Depois disso, não é necessário esperar a entrega de um cartão novo, bastando ir até a agência da Caixa Econômica Federal, solicitar uma nova senha e pedir a liberação do seu cartão, a qual, pode demorar um tempinho, até a sua situação ser totalmente regularizada.

Onde sacar com o cartão Bolsa Família

Depois que já estiver com toda a sua situação regularizada e o cartão liberado, existem alguns locais específicos, nos quais, a retirada pode ser feita de uma maneira tranquila. Os locais são:

  • Agência da Caixa;
  • Caixas de autoatendimento;
  • Casas Lotéricas;
  • Correspondentes Caixa Aqui.

Esses são os quatro locais, nos quais, os beneficiários podem fazer a retirada do seu dinheiro. Se por acaso o seu cartão não chegar a tempo da primeira retirada ou acontecer qualquer outro erro com relação a ele, você pode ligar para o 0800-726-0101.

A ligação é gratuita e os atendentes estarão prontos para responder suas dúvidas e ouvir suas solicitações. E vocês, ainda tem alguma dúvida a respeito do Cartão Bolsa Família? Deixem seus comentários e dúvidas abaixo e participem desse post.